Disciplina, foco e resiliência: Alunos do projeto Lobinho recebem palestra sobre os princípios e valores do esporte

Disciplina, foco e resiliência: Alunos do projeto Lobinho recebem palestra sobre os princípios e valores do esporte

A prática do esporte ensina que a disciplina, o foco e a resiliência são fundamentais para alcançar objetivos. Nesta perspectiva, os alunos do projeto Lobinho Transformando Vidas receberam uma palestra do profissional de Educação Física e atleta, Jhonathan Gonçalves de Castro. O objetivo do bate-papo foi ensinar para os alunos a importância do esporte, os benefícios desta prática, e os princípios e valores que um indivíduo deve ter para que se torne acima de qualquer coisa, um “cidadão de bem”.

Convocado pela Seleção Brasileira de Triathlon (natação/ ciclismo/ corrida)  por três temporadas, representando o Brasil no Mundial da Holanda, Espanha e Suíça, o palestrante, Jhonathan foi inserido no esporte por meio de um projeto social e explicou para os alunos a importância dessa inserção no esporte por meio de oportunidades.

“Assim como essas crianças aqui têm a oportunidade de praticar o esporte por  meio de um projeto social, eu também comecei assim e foi essencial para a minha carreira. Durante a palestra passei a eles que o esporte ensina todos os dias a persistência, a resiliência, o foco, a determinação e precisamos nos agarrar a isso para alcançarmos os nossos objetivos. Foi um momento muito produtivo, onde os alunos interagiram e prestaram bastante atenção, principalmente durante a abordagem da minha história e do tema proposto”, destaca Jhonathan.

A coordenadora do Projeto, Ana Cristina Faria, explica que a prática esportiva por fazer a diferença no desenvolvimento integral de crianças e jovens por meio dos projetos educacionais. “O esporte é um meio de se atingir objetivos como valores e cidadania, pois a atividade constrói uma identidade nessas crianças e possui um efeito socializador, sendo uma ferramenta transformadora na vida das pessoas e atuando como um fator de inclusão”, reforça.

O aluno Rafael, de 10 anos, ficou muito feliz em conhecer um pouco da história do palestrante e explicou sobre o quanto aprendeu sobre a palestra. “Ele falou sobre o quanto é importante saber ganhar e perder, que temos que ter objetivos para conquistar as coisas no futuro. E aqui no projeto, aprendemos isso todos os dias. Às vezes perdemos, outras vezes ganhamos, e eu fico muito feliz de compartilhar isso todos os dias”, destaca.

Sobre o projetoO projeto Dínamo Lobinho Transformando Vidas oferece aos alunos kits de materiais esportivos, alimentação durante as atividades e assistência social às famílias. Durante as aulas, além das práticas esportivas, são realizadas também atividades pedagógicas, lúdicas e culturais para a formação de valores.As aulas acontecem semanalmente no Estádio Octaviano Paraíso (Paraísão), no ginásio Paulinho de Souza, no bairro Jardim Natália e na quadra da escola Agar de Affonseca e Silva, no bairro Pão de Açúcar IV.As atividades são executadas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, pelo Ministério da Cidadania, Secretaria Nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte, com patrocínio da CBMM.

 

Galeria

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Postagens

18 jul 2024

Campeonato Mineiro: Dínamo enfrenta o Guarani neste sábado, em Araxá

15 jul 2024

Campeonato Mineiro: categoria sub-17 empata com Uberaba; sub-15 perde

12 jul 2024

Dínamo enfrenta o Uberaba fora de casa pelo Campeonato Mineiro neste sábado

12 jul 2024

Dínamo promove tarde de jogos para alunos do Projeto Lobinho

25 jun 2024

Campeonato Mineiro: categorias de base do Dínamo empatam com o Funorte

Pular para o conteúdo