No ambiente competitivo do futebol de base, a saúde mental dos atletas da Associação Esportiva Dínamo Esporte Clube ganha destaque com o trabalho desenvolvido pela psicóloga Mary Lucy. Com garotos entre 14 e 17 anos, as atividades propostas incluem não apenas os atendimentos individuais, mas também atividades coletivas, como dinâmicas, rodas de conversa, atendimento pré e pós jogo e integração da família.
De acordo com a psicóloga, alguns atletas buscam o atendimento até duas vezes por semana, destacando a crescente importância dada à saúde mental no esporte. Além disso, a profissional estende sua atuação aos pais, realizando sessões especialmente para aqueles que moram fora ou enfrentam desafios, como lesões dos filhos.
Em casos de lesões, os atendimentos são realizados de forma on-line, oferecendo suporte semanal ao atleta durante o período de recuperação.
A presença da psicóloga se estende aos momentos antes e após as partidas, promovendo bate-papos que visam entender as emoções dos atletas durante e após as partidas, especialmente em situações de derrota, onde o acompanhamento é fundamental para lidar com a frustração.
Mary Lucy explica ainda sobre as atividades coletivas como dinâmicas e rodas de conversa. Segundo ela, a flexibilidade do acompanhamento é adaptada às necessidades individuais de cada caso.
“Os atendimentos individuais são uma peça-chave e acontecem tanto por demanda espontânea ou quando identifico necessidades. Uma outra coisa importante são os momentos pré e pós-jogo dedicados à discussão aberta sobre emoções e sentimentos, visando melhorar o desempenho e fortalecer o equilíbrio emocional dos atletas. A união da equipe multidisciplinar fortalece os cuidados proporcionados pelo clube, reforçando o compromisso com o bem-estar integral dos atletas”, destaca.